terça-feira, 4 de agosto de 2009

Limpeza da alma!

Abri o Jornal O Globo hoje e me deparei com uma notícia cujo título era "Os espíritos de porco". Conseqüentemente, pensei na sujeira em geral e, mais especificamente, na falta de limpeza da alma.
Lendo a matéria, revivi momentos ímpares de infeliz moradora do Rio de Janeiro que "continua lindo". Pensei, portanto, em situações experienciadas pelo caminhar nas ruas da cidade. O pior é que não adianta pensar em sair de casa sem ter a sujeira a seu lado, pois ela já faz parte do espaço carioca. Inclusive, é estritamente necessário pensar duas, três, "n" vezes antes de escolher, por exemplo, um sapato para a rotina exaustiva do cidadão carioca, afinal, a escolha errada pode trazer alguma doença de pele que, por uma questão óbvia, não é culpa de ninguém. Aliás, nunca é. No entanto, minha imaginação flui e consigo, então, pensar que o agente da falta de limpeza, o FL-09, do Planeta da Sujismundâcia, paira sempre aqui na Terra, mais especificamente no RJ, para zombar dos habitantes daqui.
Depois de 40 anos, a Comlurb resolve fazer uma campanha com seu personagem já conhecido dos cariocas mais experientes: o Sujismundo. Logicamente, este bonequinho terá a intenção de conscientizar o povo da metrópole para este problema. Uma contradição: um povo que se sente bastante desenvolvido, independente e adulto, carece de algo bastante infantil - o momento em que as histórias em quadrinhos darão conta de educar, ludicamente, o povão já tão educado que prefere voltar-se para si e esquecer o outro. Quem sabe, assim, esta prática pedagógica não resolve os problemas do Rio?!? Mas, a educação já é tema para uma outra conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário