sexta-feira, 24 de julho de 2009

JORNADA 2007 - UM CASO DE AMOR PSEUDO RESOLVIDO

O USO DE PREPOSIÇÃO NAS ORAÇÕES ADVERBIAIS REDUZIDAS DE INFINITIVO
Mayara Neres Matos (PIBIC/UFRJ)
Orientadora: Violeta Virginia Rodrigues

Marques, Matos e Rodrigues (2006), ao estudarem as orações subordinadas adverbiais reduzidas, detectaram que, dentre as formas nominais do verbo, foram as de infinitivo que favoreceram maior número de ocorrências junto a preposições, destacando-se, como era de se esperar, em termos de uso, a preposição para, seguida de por, sem. As autoras investigaram um total de 1363 inquéritos orais e escritos dos séculos XIX e XX, 748 do PB e 615 do PE, que constituem o corpus do Projeto VARPORT. Dando continuidade ao trabalho, Matos e Rodrigues (2007) apresentam algumas justificativas para o uso das preposições como elementos capazes de ligar orações. Segundo elas, o uso das preposições como introdutor de orações reduzidas deve-se aos fatores sintático e discursivo. Nesses trabalhos, pretendeu-se mostrar que preposições se mostraram mais recorrentes ao introduzirem uma oração adverbial reduzida, bem como justificar sua presença nessas sentenças. Com base nesses resultados, objetiva-se, neste momento da pesquisa, utilizando-se o mesmo corpus, verificar nas reduzidas de infinitivo se 1) o uso das preposições está condicionado pela circunstância expressa pela oração adverbial; 2) se esse uso pode diferenciar o PB do PE; 3) se há um uso prototípico para uma determinada preposição. A análise dos dados seguirá, portanto, a orientação funcional-discursiva, ao analisar os usos das preposições que ligam orações, não apenas no nível da sentença, mas também, no nível do discurso. Os estudos que dão suporte teórico ao trabalho são os de Barreto (1999), Decat (2001), Poggio (2002) e Neves (2003).
Referências bibliográficas
BARRETO, Therezinha Maria Mello. Gramaticalização das conjunções na história do português. Salvador, UFBa, 1999. Tese de Doutorado.
DECAT, Maria Beatriz N. A articulação hipotática adverbial no português em uso. In: DECAT, Maria Beatriz N. et alii. Aspectos da gramática do português. Campinas, SP, Mercado de Letras, 2001.
NEVES, M. H. M. A extensão da análise dos elementos adverbiais para além da oração. In: Revista da ANPOLL, nº. 14, p.125-137. São Paulo, 2003.
POGGIO, Rosauta Maria G. Fagundes. Processos de gramaticalização de preposições do Latim ao Português. Salvador, Bahia, EDUFBA, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário